Bate volta de Paris a Estrasburgo: o que fazer

estrasburgo

Estrasburgo, capital da Alsácia, fica no nordeste da França. Paris fica mais ao Centro, na Île de France.

Se estiver em Paris com um dia livre, sugiro muito que faça um bate volta para essa cidade charmosa e ainda aproveite para visitar Colmar, também linda e bem pertinho de Estrasburgo.

Caso ache cansativo fazer bate volta (não é), dá pra passar 1 noite lá e estender sua viagem à sexta maior cidade da Alemanha, Stuttgart. A distância de Strasbourg a Stuttgart é de 158 km.

Para o bate volta, vá de manhã e volte à tardezinha. A viagem dura cerca de 2:30 pelo TGV (trem de alta velocidade) e o preço é em média de 50 euros por trecho.

Não se assuste com as 2:30 no trem, pois a viagem de TGV também fará parte do seu passeio: é muito confortável, tem uma paisagem linda e você nem percebe que está a 300 km/h.

TIP 1: Compre seu bilhete de trem com antecedência

A partir de 90 dias de antecedência, você pode comprar seu bilhete de trem e com isso obter um preço melhor. Clique aqui para entrar no site da Rail Europe e veja qual melhor horário e preço. Realmente vale a pena!

Mas fica um alerta…

TIP 2: Não saia tão cedo

Calma, a cidade é pequena, não precisa sair muito cedo e voltar tarde para aproveitá-la. Comigo aconteceu isso e somente neste ponto, me arrependi. Pois é, eu saí muito cedo, as 7h30 e voltei as 19h40.

Isso foi uma tremenda besteira, pois os pontos turísticos acabaram e não tinha mais o que fazer, apesar da cidade ser um charme, pelo cansaço, acabamos optando por ficar esperando o trem na Gare, e isso cansou um pouco.

Além do mais, é muito difícil mudar o horário dos bilhetes já adquiridos. Então programe-se bem para não sobrar nem faltar tempo! 😉

TIP 3: Programe-se para chegar na Estação de Trem

Os trens que partem para Estrasburgo ficam na Gare de L´Est. Então, veja como fará para chegar na estação a partir do endereço do seu hotel.

Quando eu fiz esse passeio, estava hospedada no bairro de Montparnasse e fiz tudo de metrô. Foi extremamente fácil!

TIP 4: Tenha um mapa da cidade

A Gare de Strasbourg fica muito próxima ao Centro Histórico, portanto, você pode conhecer a pé ou se preferir, de bicicleta.

Já na cidade, saindo da Estação, procure o Office de Tourisme (posto de turismo) e compre um mapa da cidade.

TIP 5: Leve seu passaporte

Não esqueça de levar seu passaporte para andar de trem. Como o TGV para Estrasburgo geralmente segue para a Alemanha, é comum pedirem seu passaporte.

Comigo foi assim: cometi o deslize de não levar o passaporte. Quando vi o fiscal do trem checando passageiro por passageiro, fiquei com medo, mas tudo correu bem. Como sou meio maluca, antes de viajar, tinha tirado uma foto do passaporte (apenas por segurança) e arquivado no celular. Na hora que me cobraram, apresentei a foto ao fiscal e não tive problemas!

Clima de Estrasburgo:

As estações na Europa são bem precisas. No inverno é frio e no verão é quente. Estrasburgo costuma ser mais frio quando comparado à Paris.

Os meses mais quentes são julho e agosto. Os mais frios são dezembro, janeiro e fevereiro. Lá neva, principalmente em janeiro. Quanto às chuvas, é mais comum na primavera.

Quando ir para Estrasburgo:

A cidade pode ser visitada o ano todo.

A melhor época é entre abril e maio pois nesses meses a temperatura costuma ser mais amena, ao mesmo tempo que ainda não está tomada de turistas, que costumam frequentar a cidade mais no auge do verão (julho e agosto) ou na época de festas de Natal.

Agora que você já sabe tudo isso, vamos preparar sua viagem!

YOUR TRIP: ROTEIRO DE UM DIA EM ESTRASBURGO (STRASBOURG) 

Em Estrasburgo, você conhecerá ruelas charmosas, casas enfeitadas e floridas, pessoas simpáticas e uma certa vibração franco-germânica no ar.

Principais locais para visitar: 

  • Catedral Notre Dame de Estrasburgo

Que foto difícil de tirar!

Estamos falando de uma Catedral que sobreviveu à Revolução Francesa e à II Guerra Mundial. Preciso falar mais alguma coisa?

É claro que ela passou por diversas reformas para manter-se esplendorosa, mas ao que tudo indica, a grande maioria de seus vitrais são originais.

O estilo é uma mistura entre românico e gótico: isso ocorreu em virtude do grande tempo que se levou entre o início de sua construção, em 1176 e sua conclusão, em 1439. Como toda grande obra da época medieval, essa com duração de 263 anos, foi responsável pela garantia de emprego por gerações de trabalhadores.

 

rosacea catedral strasbourg

A Rosácea marca bem o estilo gótico da Catedral

Sem dúvida, a Catedral de Strasbourg é a atração mais importante de toda a cidade.

Com 142 metros, foi considerado o maior edifício do mundo até 1874 e a maior igreja do mundo até 1880, quando perdeu seu posto para a Catedral de Colônia (Alemanha).

Por dentro, por fora e pelo alto, ela surpreende.

Não deixe de visitar o terraço panorâmico para curtir uma linda vista da cidade.

  • O relógio astronômico

Dentro da catedral, procurar pelo relógio astronômico. Ele tem 18 metros de altura e com um sistema super desenvolvido, indica hora, dia da semana, ano, páscoa, signos do zodíaco e posição dos planetas! Nada mal!

Relogio astronomico SAM_2188

Todos os dias, as 12h30, o relógio se movimenta, com alguns personagens. Caso queira ver, necessário chegar as 11:45.

  • Place Kleber

É a maior praça do centro da cidade, no coração da área comercial. Todos os anos, a famosa árvore de Natal de Estrasburgo é erguida lá. Além disso, ao redor da praça concentra-se o comércio chique da cidade, inclusive, lá você encontrará uma filial das Galerias Lafayette e a Printemps, além do ótimo supermercado Monoprix.

place kleber

  • Bairro Pequena França (Petite France)

É o cartão postal de Strasbourg.

Um bairro histórico, muito charmoso, florido, cheio de restaurantes e lojinhas.

Fica junto aos canais, com suas casas de madeiras no estilo germânico, que datam dos séculos XVI e XVII, e é onde circula a maioria dos turistas que visitam a cidade.

SAM_2216

  • Passeio de barco pelos canais

No Palais de Rohan saem os passeios de barco pelos canais de Estrasburgo. Esse passeio dura em torno de 1 hora.

Os barcos são envidraçados e bastante modernos e saem a cada 30 minutos, mas é preciso reservar o horário com pelo menos 1 hora de antecedência numa pequena grande fila e seu bilhete custa 8 euros por pessoa.

SAM_2198

  • Praça da República

Também famosa, pois o Palais de Rohan está situado em frente e bem próximo a ele o edifício da Ópera Municipal, o Teatro Nacional e a Biblioteca Nacional.

COMER E BEBER: 

Estrasburgo está na Rota do Vinho da Alsácia. A região é especialista em vinho branco.

Se quiser saber mais sobre a região da Alsácia, veja este post aqui.

Mas falando de Estrasburgo, com sua forte influência alemã, devo mencionar a cerveja de lá.

A Alsácia é responsável pela produção de 60% da cerveja francesa. As marcas mais famosas são: Kronenbourg, Fischer e Meteor. Te garanto que é boa! Então, aproveite que está lá e desfrute!

Já com relação à comida, qualquer restaurante típico na cidade vai oferecer um desses menus: kouglof, tarte flambée, choucroutre e o queijo Munster.

Assim encerro o roteiro de bate e volta em Estrasburgo.

Nesse período de meio dia, estando bem planejado, você consegue conhecer as principais atrações e desfrutar dos restaurantes e da atmosfera dessa cidade adorável!

Bisous !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com