A história da Torre Eiffel

exposition universelle 1889

Dá pra imaginar Paris sem a Torre Eiffel? Pois isso quase aconteceu!

O monumento mais visitado do mundo, a Torre Eiffel, foi concluído em 31 de março de 1889, com mais de 300 metros de altura.

A Dama de Ferro, hoje, maior símbolo de Paris e da França, foi projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel para a Exposição Universal (Exposition Universelle) de 1889. Na mesma ocasião, foi comemorado o centenário da Revolução Francesa (1789-1799). Seu tema era o trabalho das indústrias de todas as nações.

Eiffel era engenheiro conhecido pelas suas pontes ferroviárias e observatórios astronômicos.

Na época houve inúmeras críticas ao projeto, pois consideravam uma ameaça à estética da cidade. Artistas da época escreveram um abaixo-assinado, publicado no jornal “Le Temps” em fevereiro de 1887: “Nós, escritores, pintores, escultores e arquitetos apaixonados pela beleza até agora intacta de Paris, protestamos com todas as nossas forças contra a construção em pleno coração de nossa capital da inútil e monstruosa Torre Eiffel”.

Dá pra acreditar?

Contudo, apesar dos diversos protestos por parte dos artistas, a população aplaudiu a construção: 2 milhões de pessoas visitaram a Torre Eiffel em 1889, durante a Exposição Mundial.

construcao-da-torre-eiffel

A Torre Eiffel deveria ser desmontada após o término da exposição. Isso mesmo: ela nasceu com data de validade: 20 anos após a construção, o monumento deveria ser destruído.

Porém, seu construtor também foi o responsável pela permanência da Torre: Gustave Eiffel conseguiu autorização para que a Torre permanecesse no Campo de Marte (Champ de Mars).

O principal argumento para permanência da Torre foi a possibilidade de utilizá-la como antena de transmissão de rádio, sendo adotada inclusive, para comunicações militares.

Hoje ela simboliza a capital francesa e atrai cerca de 7 milhões de visitantes todos os anos.

E você? Pretende visitá-la?

Como chegar: Metrô: Estação Trocadéro ou Bir-Hakeim (linha 6), Estação École Militaire (linha 8) e Estação Champ de Mars Tour Eiffel (RER C).

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com